Resenha: Quem é você, Alasca? (John Green)

Olá galera, tudo bem com vocês?

Hoje eu trago a resenha de um autor que ficou muito famoso nos últimos tempos, e ele é o John Green. Com seu livro Quem é você, Alasca?

Em busca de um grande talvez.



Miles Halter é um menino solitário, que tem uma vida comum (e medíocre como ele mesmo diz), vive na Flórida, não tem muitos amigos e gosta de colecionar ultimas palavras de pessoas famosas (e mortas, é claro). Miles vivia nessa vida parada até que um dia ele se cansou e resolveu dar um basta em tudo e com isso ele entra para a escola preparatória no Alabama, em busca de uma grande mudança em sua vida.
Ao chegar na escola, ele conhece seu colega de quarto Chip Martin (mais conhecido como Coronel), e os amigos de Coronel, Takumi e uma menina incrível e muito bonita chamada Alasca Young.
Logo em sua primeira noite na nova escola Miles passa por um trote que quase resulta em sua morte, porém, após tudo isso acontecer ele começa a descobrir uma vida mais interessante (bem mais! rs) do que ele jamais tinha conhecido, ele aprende como beijar, começa a beber e fumar e ser um pequeno rebelde.
Miles passa a ser chamado de Gordo (apelido dado pelo Coronel) e apesar de descobrir pessoas extremamente fúteis e arrogantes naquela escola, ele estava feliz pois aquele estava sendo sua melhor experiencia de vida. Mas como nada são flores o tempo todo, ele se apaixona por Alasca, e isso desencadeia uma série de acontecimentos engraçados, felizes, tristes e uma grande confusão que muda a vida deles para sempre.




Bom, eu estava com muitas expectativas para este livro, pesquisei bastante e várias pessoas disseram que esse era o melhor livro do tão amado por todos (ou quase todos, rs) John Green, então minhas expectativas estavam bem altas e acabei me decepcionando.
Quem é você, Alasca? Não é um livro ruim, porém não me cativou, não "mudou minha vida", entendem? A escrita de John Green fluí fácil, os personagens são bem legais, engraçados e acima de tudo muito misteriosos, o que nos deixa presos na leitura. Eu até que achei bem divertidinho a primeira parte do livro, descobrimos quão fascinante e doidinha (rs) Alasca Young é, e o que se passa na cabeça de Miles, o que é bem interessante, mas após o acontecimento principal do livro todo, a segunda parte não me conquistou, eu achei bem parada e minha leitura não fluiu tanto quanto na primeira, ficou muito cansativa e quando eu achava que iria sair de toda aquela "mesmice" não saiu. Realmente faltou algo para me prender mais nessa segunda fase do livro.
Uma coisa que eu achei bem interessante sobre Quem é você, Alasca? foi a paixão de Miles por ultimas palavras, achei muito criativo e eu mesma me interessei em pesquisar algumas de meu interesse, e não vamos esquecer as metáforas usadas pelo autor que em determinados pontos da estória chegam a ser geniais!
Esteticamente eu gostei bastante da capa, achei delicada e com detalhes específicos que só lendo o livro pra entender o significado (rs). O que me incomodou muito (muito mesmo) foi que quando você o segura marcas de dedos/mãos são deixadas por todo o livro, então eu tive que deixar o livro em uma capinha transparente por toda a leitura.
Apesar dos apesares, eu não achei o livro de todo ruim o começo foi bem divertido e Alasca me conquistou totalmente! É um livro com a escrita que fluí levemente, e se você gosta de leituras desse tipo com problemas adolescentes, mistérios e um grande acontecimento que surpreende a todos, leia "Quem é você, Alasca?".

Nota:

Título: Quem é você, Alasca?
Título Original: Looking for Alaska
Autor: John Green 
Editora: WMF Martins Fontes
229 páginas
                                                                                                          

Espero que tenham gostado. Beijos, até a proxima!
Amanda.

Nenhum comentário

Postar um comentário